Qualidade - A proposição pode ser afirmativa ou negativa, assim as universais afirmativas e as particulares afirmativas são ambas afirmativas em qualidade e as universai negativas e as particulares negativas são ambas negativas em qualidade.
É costume usarmos as seguintes letras para simbolizar tais expressões:
A - universal afirmativa
E - universal negativa
I - particular afirmativa
O - partuclar negativa
quantidade - A quantidade de uma proporção é universal ou particular segundo a proporção se refira a todos os membros ou a só a algum dos membros da classe designada pelo seu termo sujeito.
A e E - Universais em quantidade
I e O - particulares em quantidade
Toda a proposição inicia-se com as palavras"todo", "nenhum", "algum"... para indicar a quantidade da proposição e são chamadas QUANTIFICADORES. O quantificador serve para indicar a qualidade da proposição e sua quantidade.
EXEMPLO:
A ( todos) - A qualidade; todos quantificador
Entre o sujeito e o predicado de qualquer proposição categórica ocorre alguma forma do verbo "ser". Essa forma do verbo "ser" chamaremos de c[ópula e será uma forma de diferenciar o sujeito para o predicado.

Distribuição - Esse termo é utilizado para caracterizar as maneiras em que os termos podem ocorrer nas proposições categóricas.
EXEMPLO:
Em proposição E
Nenhum jovem é esperto
é afirmado que todo e cada jovem não é esperto, a proposição E refere-se a todos os membros da classe designada pelo termo sujeitoe, portanto, o distribui, ao afirmar a totalidade da classe dos jovens está excluida da classe dos espertos, afirma também que a totalidade da classe dos espertos esta excluida da classe dos jovens.
